Visite nosso município em qualquer época do ano! Surpreenda-se com esta pequena grande cidade do Pampa Gaúcho!
Pontos Turísticos
Mapa turístico de Lavras do Sul
Conheça as principais atrações turísticas lavrenses.
Lavras do Sul apresenta um grande potencial turístico. Além dos turistas que possuem familiares na cidade, há uma grande movimentação de pessoas de cidades vizinhas e também de outros locais do Estado e do País, sobretudo nos meses de verão, com o objetivo de acampar no Balneário do Paredão ou de passar o Carnaval e as férias de verão na cidade.
Turistas de vários lugares já visitaram Lavras do Sul, de forma esporádica, em eventos e pequenos grupos. Porém, o Município tem potencial para muito mais. Embora sempre em aprimoramento, o turismo em Lavras do Sul vem crescendo a cada ano. A especialidade é o Turismo de Eventos, principalmente nos meses de verão, no Carnaval e nos eventos rurais e religiosos ao longo do ano. Há boas possibilidades para investimentos em Turismo Rural, de Eventos, de Cultura e Arquitetura, de Geoturismo, Religioso, de Aventura, Gastronômico e até de Observação de Aves.
O atendimento turístico se faz por conta da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura e Esporte (SECTICCE, que se localiza na rua Dr. Pires Porto, 365, Centro (55 3282 1239), das 8h às 14h). A SECTICCE coordena a promoção de diversos eventos na cidade.
Principais atrações turísticas de Lavras do Sul
Igreja Matriz de Santo Antônio: o principal templo religioso da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio, que foi erguida em um importante ponto antigo de mineração do ouro. Atualmente, apresenta tons em azul e amarelo.
Localiza-se junto à praça Licínio Cardoso, na esquina das ruas Santo Antônio e Pires Porto.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes: Procurada por religiosos, proporciona uma bela vista panorâmica, por estar situada num dos pontos mais altos da cidade.
Casa de Cultura José Néri da Silveira: A Casa de Cultura José Néri da Silveira teve sua inauguração em 14/09/1991. Localiza-se na Adão Teixeira da Silveira, 400, Centro, e sua construção é de 1910. Já foi sede da Prefeitura Municipal entre os anos 1960 e 1980 e abriga a Biblioteca Municipal Professora Anita Medeiros. Um grande acervo histórico do Município, com objetos e fotografias, é encontrado no local.
Praça Dona Hermínia (“Santo Antônio”): O padroeiro de Lavras do Sul, Santo Antônio, é homenageado nesta praça com um monumento, Localiza-se a duas quadras da entrada do Camping Municipal e apresenta uma escadaria, revitalizada em 2013. É o ponto de chegada da Procissão anual do dia 13 de Junho.
Praça Licínio Cardoso: Ponto de encontro do povo lavrense, sobretudo nas noites de verão, finais de semana e feriados, onde pessoas de todas as
idades se reúnem; Abriga, em seu entorno, o Clube Comercial, o Telúrica Bar, algumas lojas e a Igreja Matriz de Santo Antônio, além de um relógio digital do Sicredi, junto à mesma, instalado em 2013.
Praça das Bandeiras (“Praça de Baixo”): Apresenta um chafariz e um espaço (Rui Elem Teixeira), voltado para eventos e com quadra de esporte e playground.
Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo: Batizado em homenagem a um dos primeiros presidentes do Sindicato Rural de Lavras do Sul, é um grande complexo, composto por Pista de Remates, pista de rodeios, restaurante, pavilhões e outras estruturas. Sua Pista de Remates é considerada uma das melhores do Estado para a realização de remates e leilões e possui ambiente climatizado.
Praia do Paredão: As águas dividem, por cerca de 100 metros, a faixa de areia de um cerro de média elevação, que forma uma espécie de parede, daí o nome do balneário. O símbolo natural da cidade atrai muitos turistas de
diversas regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, especialmente nos meses de verão. Possui muito verde, areia grossa e fofa, uma ilha de areia e um camping municipal com infraestrutura para o lazer.
Vila do Ibaré: Localizada a 47 km de distância do centro de Lavras do Sul, através de estrada municipal de chão, o Segundo Distrito – ou Vila do Ibaré – é uma simpática localidade do interior lavrense. Na região, há a concentração de diversas fazendas, grande quantidade de gado bovino ovino e cavalos, diversos açudes e capões de mato e o relevo característico da região, com diversas rochas, morros arredondados, tabuleiros e planaltos um pouco elevados, mas com uma bela vista panorâmica. Um trecho de ferrovia corta a localidade, que dispõe de locais, como uma escola e centro comunitário. Proporciona um passeio diferente, em uma típica e bucólica localidade do interior.
Arquitetura: Com estilo português e barroco, os prédios de Lavras do Sul nos fazem ter um belo passeio histórico. Em 2023 foi lançado, pela Secretaria Municipal de Turismo, apoio do Governo Estadual e ideia de Fernanda Ricalde, o Catálogo de Escaiolas da Terra do Ouro, com fotografias de visitas à residências antigas de Lavras do Sul, objetivando a busca de escaiolas, que são elementos artísticos aplicados em paredes e pilares que imitam mármores e representam um grande patrimônio cultural.
Principais eventos ao longo do ano: Carnaval, Torneio InterBlocos, ExpoLavras, Semana Farroupilha, Desfile Cívico de 7 de Setembro, Feira Lavrense de Artesanato, Indústria e Comércio (FELAIC) e Universo Pecuária.